Centro de Referência de Estudo Afro do Sul Fluminense
O Centro de Referência de Estudo Afro do Sul Fluminense (CREASF) foi fundado em 1998, para preservar o jongo e suas tradições, patrimônio cultural imaterial tombado pelo IPHAN em 2005. O espaço recebe estudantes, professores e o público em geral com interesse pela cultura afro do Vale do Café.
A casa possui uma biblioteca especializada em cultura afro-brasileira, com cerca de 350 livros. No terreno ao fundo são realizadas as rodas de jongo. Na visita à casa, conta-se a história do jongo, são exibidos filmes sobre a tradição jongueira e realiza-se uma mini-roda ao final. De quinze em quinze dias, nos fins de semana, acontece a tradicional roda de jongo do grupo à noite. Ponto de Cultura desde 2008, o Centro também preserva a culinária típica.
O Centro planeja promover cursos de fabricação de instrumentos e dança. Com apoio do Governo do Estado, foram comprados computadores para oficinas de informática básica oferecidas às crianças da região.
O grupo conta com 35 pessoas, que dividem as responsabilidades da casa, mas em dia de roda chegam a reunir 50 pessoas. São mais de quatro gerações de jongueiros que descendem de escravos da Fazenda do Pinheiro, propriedade do comendador José de Souza Breves. A coordenadora do grupo é Maria de Fátima da Silveira Santos, a Fatinha, uma das criadoras do Centro. Antes de terem a casa, as famílias que dançavam jongo em Pinheiral faziam rodas na rua do Aterro, no centro da cidade.
SERVIÇO
Endereço: Rua Bulhões de Carvalho, 146, Pinheiral - RJ
Telefone: (24) 3356-3559
Email: creasfjongopinheiral@ig.com.br
Referências:
https://conversadehistoriadoras.com/2015/07/28/pinheiral-cidade-do-jongo/
https://conversadehistoriadoras.com/2016/11/20/ocupar-e-resistir-conquista-de-pinheiral-em-dia-de-zumbi-por-hebe-mattos-martha-abreu-keila-grinberg-e-elaine-monteiro/
http://www.pontaojongo.uff.br/jongo-de-pinheiralrj